HASSAN, O ÁRABE

Para Hassan, meu amigo invisível, que resolveu fazer-me portador das suas palavras. Espero que elas possam iluminar os nossos caminhos, guiando-nos em direção a uma vida melhor...

Name:
Location: Salvador, Bahia, Brazil

Wednesday, May 09, 2007

Da convivência e da solidão


No seu nascimento, o homem está só. E só estará, no instante em que mais uma vez deixar este mundo.

Que me perdoem, portanto, os poetas e aqueles que pregam a necessidade das companhias. Porque, se as presenças confortam, é na solidão que encontramos a nós mesmos.

Entretanto, é às companhias que devemos buscar; porque a solidão sempre nos encontrará. Com ela, apenas precisamos saber conviver.

Para ouvir a sua voz e aprender os seus ensinamentos. Porque só assim ouviremos a voz do nosso verdadeiro Eu; e aprenderemos os seus ensinamentos.

Pois é apenas dentro de nós, que nos fala o Universo; e a Sua voz não ecoa em nossos ouvidos, mas em nossos corações.

Como o porto é necessário, para que a embarcação se recupere das agruras da viagem, assim a solidão é o porto seguro, onde pode repousar o nosso verdadeiro Eu.

E, entretanto, é por temer a solidão que muita vezes o homem se perde entre as más companhias; ou busca o universo ilusório das drogas.

Como pode alguém conviver entre os outros, se não consegue viver consigo mesmo?

E, entretanto, muitas vezes buscamos a convivência mundana apenas para não estarmos sós. Ou as conversas triviais, apenas para sufocar a voz do nosso verdadeiro Eu.

Necessitamos de ouvintes; porque ninguém acredita nas próprias verdades, a menos que outrem as repita. E necessitamos de aplausos, porque não acreditamos em nós mesmos.

É pelas opiniões alheias, que nos acostumamos a julgar as nossas próprias opiniões. É ao julgamento alheio, que submetemos as nossas atitudes e até mesmo os nossos pensamentos.

Pelos padrões alheios, questionamos os nossos próprios padrões. E até dos nossos sentimentos duvidamos, se não são aprovados pelos que nos cercam.

Não percebemos que, assim, prostituímos o nosso verdadeiro Eu; que fazemos submergir a sua voz, no oceano de dúvidas que se agita à nossa volta. E multiplica as nossas próprias dúvidas.

Vivemos para o mundo, quando deveríamos viver para nós mesmos. Pois só quem está completo pode dar mais de si próprio.

Só aquele que se ama, pode amar verdadeiramente a outrem; e só quem venceu as suas próprias angústias, pode trazer paz àqueles que sofrem.

É por isto que nascemos e morremos sós. E, entretanto, não conseguimos aprender esta simples lição.

Pois cada homem continua a viver para o mundo, esquecido de que partirá só.

Com o seu verdadeiro Eu.

19 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Flávio, parabéns pela iniciativa de voltar com esse blog. Eu sempre digo, que o mundo precisa conhecer a palavra de Hassan.
É complicado falar sobre solidão. Muitas vezes, mesmo estando acompanhados, continuamos a senti-la.
A grande maioria das pessoas, não está preparada, espiritualmente, para esse despreendimento do mundo.
Lindo texto! Parabéns! Só alguém iluminado seria capaz de escrever com tanta propriedade sobre sentimentos.
Beijos,

7:05 PM  
Anonymous Anonymous said...

Flávio, sabia que ia gostar daqui!!! Sobre ficar sozinho, essa é uma necessidade que eu tenho quase biológica!! rsrsrs Hoje, com pensamentos tão diferentes sobre as coisas, em todos os lugares onde eu possa estar, essa solidão pacífica me ajuda muito!! É nela onde encontro minhas impressões sobre a vida, nos mais diferentes aspectos. Em janeiro de 2002, fiquei isolada durante 30 dias, sem dizer uma palavra. Criatura, até os sons ganham novo significado!! É absolutamente e totalmente incrível!! E fiquei pensando que, se, até hoje, nunca senti solidão, deve ser por causa da riqueza que encontrei no meu interior. Riqueza que todas as pessoas possuem!!TODAS!! Beijinhos!

5:18 AM  
Blogger Tina said...

Oi Flavio!

Adorei o blog e o texto. Parabéns.

Realmente é uma lição que teimamos em não aprender.

beijos querido,

5:19 PM  
Blogger Escorpiana Explosiva said...

linto texto realmente vc mandou bem.

3:40 PM  
Anonymous Anonymous said...

Enoísa, bem definido! Pra mim, tb, é quase uma necessidade biológica. A solidão é necessária, para mergulharmos em nós mesmos. ;) Bjs, bom fds

6:08 PM  
Anonymous Anonymous said...

Tina, calculei que vc fosse gostar, sim. Brigado pela visita e volte sempre, viu? Bjs, bom fds

6:10 PM  
Blogger Lulu on the sky said...

Lindo texto.

Feliz dia das mães pra sua mãe, por ter uma filho como vc.
Big Beijos

6:11 PM  
Anonymous Anonymous said...

Brigado, Cris. Opiniões assim nos incentivam, viu ;) Bjs, bom fds

6:11 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olhos doces, brigado pela força. Vamos ver no que dá,né? :) Bjs, bom fds

6:14 PM  
Anonymous Anonymous said...

Lulu, brigadão, viu? Mas, sem ser aquela piada, vc precisa ver os outros! :) Bjs, bom fds

6:16 PM  
Anonymous Anonymous said...

Flávio, todos nós partiremos desse mundo sozinhos, mas levremos em nosso espírito os sentimentos, as emoções e principalmente o amor, pois esse é eterno e com certeza, em outras vidas voltaremos a encontrá-lo e saberemos reconhecê-lo.
Beijos

1:33 PM  
Blogger Flávio said...

Olhos doces, sem dúvida esse é um belo pensamento!... Bjs, boa semana

8:17 PM  
Blogger Luma Rosa said...

Poizé, eu as vezes me sinto invadida com tanta gente por perto. Por outro lado não sinto solidão mesmo estando sozinha, é até uma graça, poder me concentrar em meus pensamentos sem ser interrompida. Mas não é dessa solidão que fala. Fala daquela solidão maior, que no fundo, no fundo é o medo de morrer.

Boa semana! Beijus

5:38 PM  
Blogger Flávio said...

Por aí, Luma. O maior antídoto contra a solidão, com certeza, é uma vida interior intensa... qt ao medo da morte, sempre tememos o desconhecido, não é? Bjs, boa semana!

5:43 PM  
Blogger Escorpiana Explosiva said...

hoje consegui ler com mais calma seu texto e ,confesso que ele mexeu muito com meu outro eu,me fez verv coisas boas pena que só agora fui ler com atenção o que seu texto quiz falar,não que eu não tinha lido no outro comentario,mas é que naquele outro dia eu estava afrente do blog presente so de corpo pois o pensamento andava longe,desculpe-me mais precisava ser sincera.bom fds.

3:20 PM  
Blogger Flávio said...

Cris, é por aí... e isto às vezes acontece, sim; ficamos divididos. Não esquente! :) Bjs, bom fds

8:24 AM  
Blogger Tina said...

Oi Flávio!

Eu voltei... mas cadê o Arabe "renovado" ? rs Você esqueceu dele...

beijos querido, e saudades do Arabe!

5:27 PM  
Blogger Flávio said...

Tinão, não esquenta. Já renovei,sim... mas em novo endereço! :) Bjs

8:59 AM  
Anonymous Anonymous said...

Só pra dizer que passei por aqui.
Beijos

3:05 PM  

Post a Comment

<< Home

un affair to remember.mid